A partir de 2 de janeiro de 2025, todos os produtores rurais do Brasil terão que emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em todas as operações. Essa mudança vem para modernizar o setor agrícola, trazendo mais controle e transparência, mas também exige adaptação por parte dos produtores.
A NF-e substituirá o Bloco de Produtor Rural e será emitida de forma digital, exigindo que os produtores tenham acesso a aparelhos eletrônicos. Embora a emissão da NF-e traga benefícios, como agilidade nas transações e redução de custos com papel, muitos produtores precisam se preparar para essa transição.
O que os produtores devem fazer?
Escolher o melhor sistema para emissão de notas:
APP NOTA FISCAL FÁCIL (não é necessário certificado digital nem acesso a internet na hora de emitir as notas, apenas na hora de enviá-las);
Site da SEFAZ;
Sistemas de cooperativas ou empresas;
A mudança representa um passo importante para a modernização do agronegócio, e é fundamental que os produtores se antecipem, garantindo uma adaptação tranquila ao novo sistema.
Produtor, caso tenha dúvidas ou de precisar de auxílio, dirija-se à Sala do Agricultor ou entre em contato com a SDE pelo WhatsApp (55) 9107-7253. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi está pronta para ajudá-lo nessa transição.
Fonte : Comunicação Pref Panambi