Dodi e Villasanti são desfalques para a partida contra o Ceará
Mano Menezes deve colocar em campo uma nova dupla de volantes na partida contra o Ceará, no sábado (23) — isso se optar por apenas dois jogadores de maior poder de marcação no meio-campo. A partida, às 21h, na Arena, pode marcar uma nova formação da equipe que busca a sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão.
Os dois jogadores que mais atuaram nas primeiras funções do setor estão indisponíveis. Dodi, expulso no fim de semana passado, cumpre suspensão automática. Das 44 partidas disputadas pelo Grêmio no ano, ele atuou em 35. Três a menos do que Villasanti. O paraguaio rompeu o ligamento cruzado anterior e tem lesão no menisco lateral no joelho esquerdo e não atua mais este ano.
Batalhando com a questão física durante toda a temporada, Cuellar disputará a sua segunda partida consecutiva como titular. Ele ainda não atuou 90 minutos desde a sua chegada ao clube, no fim de janeiro. Seu companheiro na proteção da área deve ser Alex Santana, contratado na janela de transferências antes do Mundial de Clubes.
Vindo do Corinthians, começou sua passagem pelo clube como titular, mas perdeu espaço. Foi escalado por Mano no início dos jogos contra o São José, pela Recopa Gaúcha, e Alianza Lima, pela Sul-Americana. Nas outras quatro partidas em que entrou em campo com a camisa gremista, Alex Santana foi utilizado no segundo tempo.
Contratado para dar maior mobilidade ao meio-campo, ele formaria ao lado de Cuellar uma dupla com boa qualidade de passe. Alex tem 89% de aproveitamento nos passes no Brasileirão. O índice de Cuellar é de 85%.
Existe a possibilidade de a dupla se transformar em trio com a entrada de Edenilson. Esta seria a escolha de Diogo Olivier, comentarista da Rádio Gaúcha.
— Cuellar e Alex Santana. Edenílson formaria o tripé de meio-campo, para liberar Alysson e Kike Oliveira por dentro, atrás de Braithwaite. A armadilha desse jogo é propor. O Grêmio que venceu o Galo só reagiu. O que perdeu para o Sport tinha de correr risco com a bola.
O mais provável é que Edenilson fique no banco de reservas. O técnico gremista deve optar pela escalação de Riquelme e Alisson juntos. A dica foi dada por Marcos Rocha, apresentado como jogador gremista na quarta-feira (20).
— No dia a dia, já venho conversando com o Riquelme e o Alysson, que devem atuar mais pelo meu lado. Eu peguei três gerações do Palmeiras e conseguimos vender vários jogadores. Sou um cara que vou cobrar muito para que eles possam evoluir para acrescentar na carreira deles — revelou.
O nipo-peruano Erick Noriega poderia ser alternativa para Mano montar o setor. O jogador está em Porto Alegre desde a última terça (19) e foi anunciado pelo Grêmio na noite desta quinta-feira (21), com contrato firmado até o final de 2028. Por enquanto ele não tem condições legais de ser escalado. Os outros volantes à disposição são Camilo e Ronald.