Chuva rápida e isolada pode ocorrer na Região Metropolitana e no Litoral Norte
A sexta-feira (8) será de tempo firme no Rio Grande do Sul. Isso ocorre pela atuação de um sistema de alta pressão no Estado que inibe a formação de nuvens carregadas em todo o território gaúcho. Ao amanhecer, na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Metropolitana, ocorre bastante neblina, que, ao longo do dia, dá espaço para o sol aparecer entre poucas nuvens. Em Porto Alegre e no Litoral Norte, pode ocorrer chuva isolada e de pouco volume.
A duas semanas para o início do verão, mesmo com a estabilidade no tempo, o calor não será tão forte nesta sexta-feira. A temperatura máxima do Estado, 31ºC, será registrada em Vicente Dutra, no Norte. Já a mínima ocorre no município de Capitão, no Vale do Taquari: 11ºC. Na Capital, a variação térmica será entre 16ºC e 24ºC.
No sábado (9), o tempo também será estável em grande parte do território gaúcho. A exceção é a Fronteira Oeste, onde haverá bastante nebulosidade e pode ocorrer chuva rápida, associada à circulação de uma zona de baixa pressão do Paraguai que favorece a formação de nuvens carregadas. A temperatura segue a mesma tendência da sexta-feira, já que a máxima do dia no Estado será de 33ºC, em Novo Tiradentes, no Norte. A mínima, 8ºC, ocorre na serra gaúcha, em São José dos Ausentes. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17ºC e 26ºC.