Principal objetivo, segundo ele, é "resgatar a autenticidade" do município. A ideia é repetir a experiência em diferentes bairros
Foto: Imagens cedidos / reprodução Uma cena que mistura passado e presente chamou a atenção dos moradores de Soledade, no norte do Estado: o empresário e secretário de Turismo do município, Eduardo Rotava, decidiu trocar a moto pelo cavalo para fazer uma entrega de lanches pela cidade.
Dono de uma lancheria, Rotava explicou que a ideia nasceu de uma história antiga com o município e do desejo de manter vivas as raízes culturais. O secretário diz que o principal objetivo, segundo ele, é resgatar a autenticidade do município:
— Há muitos anos, Soledade era considerada uma das cidades mais autênticas do Rio Grande do Sul. Existe uma cultura de recebermos muitos clientes no final de rodeio, que chegam na lancheria para comer o famoso “X calota gaudério”. Então a iniciativa é para manter vivo o tradicionalismo no município.
Segundo ele, a ação não será pontual. A ideia é repetir a experiência em diferentes regiões da cidade, levando a tradição a quem muitas vezes só vê isso nos grandes eventos.
— Eu pretendo fazer outras vezes, independente dos bairros da cidade. É pra realmente valorizar o que é nosso — destaca Rotava.
O secretário também ressaltou o lado social da iniciativa, especialmente o impacto do tradicionalismo entre os mais jovens.
— A gente sabe que o tradicionalismo forma muitas crianças, tira dos caminhos errados. Então o objetivo também é social, é trazer isso de volta, resgatar e levar essa ideia pra outros lugares — completou o empresário.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065