Localidades de Doutor Maurício Cardoso registraram até 320 milímetros de chuva na quinta-feira, 90% a mais que a média esperada para todo o mês de novembro
Doutor Maurício Cardoso, município de pouco mais de 4,3 mil habitantes do noroeste do RS, vai declarar situação de emergência depois de registrar estragos pelo excesso de chuva durante a quinta-feira (28).
Segundo o Departamento Municipal de Comunicação, equipes estão nas ruas nesta sexta (29) para identificar todos os estragos causados pelo temporal. O documento será encaminhado à Defesa Civil no início da tarde.
Algumas localidades da cidade registraram até 320 milímetros de chuva em poucas horas durante a quinta-feira, conforme medição local. O valor supera em 90% a média mensal de 168mm esperada para o mês de novembro no município, conforme o Climatempo.
A prefeitura de Doutor Maurício Cardoso relata que os níveis de rios e lajeados da cidade se elevaram rapidamente, o que causou alagamentos em diversas partes da cidade.
Nesta sexta-feira, o município está quase que totalmente sem abastecimento de água e as aulas precisaram ser canceladas.
Na zona rural, a cabeceira de uma das pontes da cidade foi levada pela força da água. A situação foi registrada por moradores em vídeos que mostram a gravidade dos danos (assista acima).
Outra preocupação é com a lavoura. O prefeito Marino Pollo informou que, devido aos alagamentos, a produção agrícola de toda a cidade pode ter sido comprometida. Os danos nas estradas prejudicaram o acesso aos produtores de leite, o que pode fazer com que muitos precisem descartar o produto.
Apesar do grande volume de água, o prefeito destacou que as barragens da cidade não chegaram a se romper, embora tenham transbordado.
— As barragens suportaram o volume de água, mas os danos são muito grandes — afirmou Pollo.
De acordo com o prefeito, o município está sem acesso adequado em várias vias. Esse é um dos principais motivos para o decreto de emergência.
A última vez que o município de Doutor Maurício Cardoso decretou situação de emergência por causa de estragos causados pela chuva foi em outubro do ano passado, quando o volume de chuva chegou a 426mm em quatro dias.
Localizada a 17,8 quilômetros de Doutor Maurício Cardoso, a cidade de Horizontina registrou 96mm de chuva nas últimas 24h, conforme estação do Cemaden.